quinta-feira, 20 de novembro de 2014

CIDADÃO CONSCIENTE

BRASIL UM PAÍS DEVANEIO


Depois de uma turbulenta disputa presidencial no país, percebe-se ainda que embora os brasileiros demonstraram uma participação crítica sobre a questão política do país, ainda há muito o que se transformar. Seja por parte do sistema, seja por parte da população brasileira.

Durante esse período que se iniciou no inicio do segundo semestre de 2014 e percorreu durante  4 meses e, espero que continuem as manifestação, nas redes sociais, principalmente no Facebook, vem postando, questionando e denunciando todo o processo. Isto tem se tornado uma grande fonte de informações e muito esclarecedora para o processo democrático do país e principalmente para que surja um novo cenário governamental e com isso conseguirmos deixar de ser um país devaneio e transformarmos verdadeiramente um país real onde grandes transformações são necessárias.

Ainda ontem um prezado amigo postou um link com o titulo "Polícia diz que PT trocou até Bolsa Família por votos" e que também foi compartilhado pela minha cunhada. Meus comentários a respeito do assunto não é em defesa de candidatos ou de partidos, porque acho que o eleitor não deve se prender a partidos ou candidatos da mesma forma que um indivíduo torce para um time de futebol. Até mesmo postei um link sobre a questão:


Acredito que a primeira mudança que deve ocorrer no espírito do eleitor brasileiro é esta, não se prender a candidatos e partidos, mas sim, procurar escolher não somente pela ideologia partidária mas principalmente pela idoneidade do candidato e de sua capacidade de governar.

Governar exigem certa firmeza, sabedoria e principalmente honestidade.

O cenário político brasileiro atua com certo jogo de apontar erros de uns para se esconder os seus próprios, isto é, tirar de foco seus erros e apontar os erros dos outros.

Concluo em tudo que percebi até agora, que os erros é bem mais profundo que os erros vão além dos candidatos, o erro para mim esta na história do país, esta na consciência, capacidade e entendimento de cada cidadão brasileiro. Na falta de consciência política e histórica.

Embora estejamos em pleno século XXI, ainda permanece na índole de muitos brasileiros a lei de Gérson: "Gosto de levar vantagem em tudo, certo?" comportamento este que são tanto de políticos como de eleitores. Levando com isso aos "escândalos políticos que ocorrem frequentemente na política brasileira, tais como fraude, corrupção, lavagem de dinheiro, superfaturamento, entre outros, a expressão Lei de Gérson acaba surgindo na boca do povão todos os anos. Enraizada na cultura popular, virou sinônimo de levar vantagem acima de tudo, sem respeitar códigos éticos ou morais."

Ai volto a postagem do link:  "Polícia diz que PT trocou até Bolsa Família por votos"desta postagem publicada no site http://www.hojeemdia.com.br/noticias me levou a refletir sobre tais procedimento, que não aprovo, condeno, mas na verdade trata-se de uma pura realidade e comportamento cultural brasileiro. Onde o eleitor também quer tirar vantagens desse processo democrático e em vez de se preocupar com o contesto nacional visam o interesse puramente pessoal e que ao mesmo tempo trata-se de uma questão muito delicada, por se tratar de pessoas pobres que vivem em comunidades pobres, nos rincões de nosso país e que no momento do processo eleitoral aproveitam para suprir pequenas necessidades. Um comportamento a ser discutido devido as políticas públicas do país e também devido a história da decorrente política brasileira, onde o eleitor acredita que os políticos não se elegem para bem comum, mas sim para o bem próprio.

Na publicação do site vemos a seguinte afirmação:
"O envolvimento dos parlamentares com a quadrilha do INSS foi descartado, mas eles podem ter sido beneficiados eleitoralmente. 
O esquema de fraude na Previdência foi montado dentro da prefeitura e da Câmara Municipal de Monte Azul. O escritório do INSS em Espinosa, cidade localizada a 40 Km de Monte Azul, foi utilizado pelo bando. Os principais políticos de Monte Azul estão diretamente envolvidos com o rombo nos cofres da Previdência, estimado em R$ 200 mil, e com os crimes eleitorais. Entre eles, o vice-prefeito, três vereadores, três secretários da prefeitura, além do sindicato de trabalhadores rurais da cidade, todos eles ligados ao PT. A partir de documentação forjada, o grupo conseguia aposentadoria para pessoas que nunca foram trabalhadores rurais."
Ao ver o link que manifestei:
É notório ocorrer aposentadorias pelo INSS, de pessoas que possuem propriedade rural, que atue no campo, para o sustento próprio ou o de sua família, é aceito pelo INSS uma declaração feita pelo Sindicato Rural, desde que ele seja vinculado ao Sistema da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), ou até mesmo uma declaração de uma autoridade local, faz parte do sistema. Eu mesmo assinei várias declarações de moradores de Aiuruoca - MG para o processo de aposentadoria, em um período que não havia o sindicato rural em funcionamento na cidade. 

Não precisa ser trabalhador (empregado) e sim basta ser proprietário, que atuem em seu sustento próprio ou o de sua família. 
Como já disse, não sou a favor, não aprovo, condeno, e que acho que os fatos devem ser apurados e toda fraude condenada.

Sobre a questão divulgada: "De acordo com o inquérito, benefícios previdenciários, materiais de construção, combustível, além de cadastros do Bolsa Família, auxílio-doença, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e até dentaduras foram oferecidos em troca de voto." 
 
Isto também é notório em todos os pequenos municípios, não só em Minas, mas por todo o país ainda vivemos na base do voto de cabresto da época do coronelismo, o voto em troca de benefícios aos eleitores, um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. Proibido, ilegal, mas que ainda existe. Ilícito pela compra de voto e condenável pela sua venda.

O que vejo em nosso cenário brasileiro a existência de um sistema político que vem em muito prejudicando a todos os brasileiros. Me chamou muito a atenção quando vi o site www1.folha.uol.com.br, mencionando o livro de Marlon Reis, O Nobre Deputado - "0 Relato chocante e verdadeiro de como nasce, cresce e se perpetua um corrupto na política brasileira", o autor Marlon Reis é Juiz e idealizador do Projeto da Lei da Ficha Limpa. Baseado em seu relato: [...]" a política é movida a dinheiro e poder. Dinheiro compra poder, e poder é uma ferramenta poderosa para se obter dinheiro. É disso que se trata as eleições: o poder arrecada dinheiro que vai alçar os candidatos ao poder. Onde afirma que "a única coisa que vira o jogo é uma avalanche de dinheiro.

Ele diz mais: que ao eleitor apoiar o candidato oposicionista que, quem sabe, possa virar o jogo, que os novatos que possam mudar a situação são cooptados pelo sistema. Os honesto que não participam dessa cultura política, quem não corrompem e não são corrompidos não conseguem se eleger, porque não pagam para ganhar.
Ai a conclusão de que não passa de ilusão, de sonho, desejarmos um país melhor. Com isso postei um link no face.
  
Palhaço por acreditar que esse país pode vir a melhorar. Será que alguns dia teremos um processo eleitoral digno? Será que algum dia poderemos no orgulhar? Quando isso tudo irá mudar ?

Assim ainda é o Brasil, uma realidade e que envergonha o país e por isso que os políticos precisam de muito recursos financeiros para se eleger. E dai surgem a corrupção. Como é visto no atual cenário brasileiro.

       QUANDO TEREMOS UM BRASIL DE VERDADE? COM CIDADÃOS CONSCIENTES?

Nenhum comentário:

Postar um comentário